Fazer um orçamento pessoal é fundamental para ter controle sobre as finanças e evitar problemas financeiros. O primeiro passo é listar todas as suas despesas, incluindo contas fixas, como aluguel, água, luz, telefone, internet, entre outras. Depois, é importante incluir despesas variáveis, como alimentação, transporte, lazer e outros gastos que podem surgir.
Após ter a lista de despesas em mãos é preciso compará-la com as receitas mensais, para verificar se as contas fecham ou se é preciso cortar despesas. Se as despesas forem maiores, avalie as supérfluas para cortar gastos.
Outro passo importante é reservar uma parte da receita para a construção de uma reserva financeira para emergências e imprevistos. É recomendável que essa reserva seja equivalente a pelo menos um ano de despesas.
Com o objetivo de ajudá-lo a manter um controle mais efetivo do seu orçamento pessoal, existem diversas opções disponíveis no mercado. Por exemplo, você pode optar por utilizar planilhas de Excel ou aplicativos específicos, além disso, pode contratar profissionais capacitados para cuidar de suas finanças.
Também você poderá buscar formas de obter algum tipo de renda extra para auxiliar e melhorar suas finanças pessoais, existem várias formas de ter uma renda extra, algumas bem simples e fácil de se fazer.
Planilhas para auxiliar no Orçamento Pessoal
Controlar o orçamento pessoal pode parecer uma tarefa complicada, mas usar uma planilha pode facilitar bastante o processo. Nesse sentido primeiramente deve-se escolher uma planilha adequada às suas necessidades, levando em consideração as categorias de despesas que você precisa controlar.
Com a planilha escolhida, é preciso inserir todas as receitas e despesas, separando-as por categorias e preenchendo os valores corretos. É importante manter a planilha sempre atualizada, incluindo novas despesas e receitas à medida que surgirem.
Preenchendo corretamente a planilha você conseguirá entender de maneira mais clara de como é o seu comportamento em relação ao seu dinheiro. Muitas vezes não é tão simples ter despesas menores do que as receitas, mas utilizando uma planilha isso pode lhe auxiliar para organizar melhor suas finanças pessoais e alcançar seus objetivos.
Vamos deixar uma dica de planilha para auxiliar em seu orçamento pessoal, ela foi desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ela é um pouco complexa de se usar, mas é uma excelente ferramenta.
Existem outras planilhas mais simples basta você procurar na Internet e escolher a que melhor se adequar as suas necessidades.
Aplicativos para auxiliar no Orçamento Pessoal
Além de planilhas existem também os aplicativos para controle de orçamento pessoal, que são uma opção para quem busca mais praticidade e facilidade no gerenciamento das finanças pessoais.
Existem diversas opções de aplicativos disponíveis, cada um com suas particularidades e recursos.
O primeiro passo é escolher um aplicativo que atenda às suas necessidades, levando em consideração as funcionalidades disponíveis, como categorias de despesas, gráficos e relatórios personalizados, integração com contas bancárias, entre outros recursos.
Com o aplicativo escolhido, é preciso inserir todas as receitas e despesas complementares, separando-as por categorias e preenchendo os valores corretos. É importante manter o aplicativo sempre atualizado, incluindo novas despesas e receitas à medida que surgirem.
Vamos deixar como dica o aplicativo GuiaBolso, você pode instalar ele no seu smartphone ou utilizar a versão web em seu computador, ele permite ao usuário sincronizar suas contas bancárias.
Após sincronizar suas contas o aplicativo vai analisando constantemente suas movimentações financeiras, ou seja, você não precisa adicionar manualmente as entradas e saídas de valores.
Dicas Importantes
Além disso, tanto o aplicativo quanto a planilha podem ser uma excelente ferramenta para criar metas financeiras e acompanhar o progresso ao longo do tempo. Por exemplo, é possível definir uma meta para economizar uma certa quantia por mês e registrar os valores economizados.
É importante destacar que o aplicativo e a planilha devem ser vistos como uma ferramenta de apoio, e não como um fim em si mesma. É preciso ter disciplina e organização para manter o controle sobre as finanças pessoais, e eles podem aliados nesse processo.
Renda Extra
Obter renda extra pode ser uma ótima maneira de equilibrar as finanças pessoais e garantir mais estabilidade financeira. Existem diversas opções para quem deseja aumentar a renda, algumas das quais são:
- Vender produtos ou serviços online: é possível utilizar plataformas como o Mercado Livre, OLX, Etsy entre outras para vender produtos que você mesmo produz ou revender produtos, oferecer serviços como design gráfico, redação, tradução, entre outros.
- Realizar trabalhos freelancer: existem diversas plataformas que conectam profissionais autônomos a clientes que buscam serviços específicos. Algumas opções incluem o Upwork, Freelancer, Workana, LootUP, ClickWorker e várias outras plataformas.
- Se você tem ações de empresas na Bolsa de Valores você pode alugar as mesmas para outros investidores, com risco zero para você, ou até mesmo fazer venda coberta de opções.
- Investir em Fundos Imobiliários e começar a ganhar dividendos mensais desses fundos.
- Alugar espaços da casa: é possível alugar quartos da casa em plataformas como o Airbnb ou alugar vagas na garagem em aplicativos como o ParkMe.
- Fazer trabalhos temporários: em determinadas épocas do ano, é possível encontrar oportunidades temporárias em lojas, eventos e outros lugares.
- Oferecer serviços de transporte ou entrega: é possível trabalhar como motorista em aplicativos e fazer entregas para empresas de alimentação e bebidas.
Independente da opção escolhida, é importante lembrar que o trabalho extra deve ser compatível com sua rotina e não comprometer o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Além disso, é importante ter disciplina financeira e utilizar a renda extra para cobrir despesas essenciais e/ou investir em objetivos financeiros de longo prazo.
Conclusão
Agora que você já conhece duas opções para lhe auxiliar no controle de seu orçamento pessoal, basta optar pela planilha ou aplicativo, ou até mesmo utilizar os dois métodos.
Reforçando que sempre devemos ter um equilíbrio em nossas finanças pessoais, ou seja, gastar menos do que se ganha e, também, sempre buscar novas fontes de renda para lhe ajudar a alcançar os objetivos seus e de sua família.